quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Relato do Dia - Ricardo

15/01/2007

Ora bem…começo por onde…à sim pelo ensaio. Hoje ensaiamos no local alternativo, no local que trás a muitos dos actores deste elenco tantas recordações, a Escola da Levada…a minha escola (sim hoje a porta abriu-se, o pior foram as cadeiras, que trabalheira, para alguns…enfim).

O Marco foi logo directo ao assunto…primeira cena, primeiro acto e toca a fazer até aprenderem. Vamos entrando, esmiuçando, cada pormenor, cada detalhe, para que tudo se interiorize e pareça real. Vamos procurando corresponder, com maior ou menor dificuldade, mas vamos. A Hipólita acrescentou uma rosa à cena…o Marco “achou legal”, bora para a frente que vem ai o Egeu.

Tentei entrar a matar como o encenador pediu, resultou, o texto é que saltou, mas eu chego lá. A tirania deste pai ainda me esbarra na malvadez do “Coito”, o Fraco, os gestos de dedo e os saltinhos ainda são dele, mas vou conseguir deixá-lo para trás.

A contracena também ajudou, sentir os colegas mais seguros também me torna mais seguro e aos poucos vou entrando na personagem. Apesar disso prefiro o outro o Filostrato. Talvez por ser mais personagem tipo, entrei logo, imaginei-o logo na minha cabeça. Um mestre de cerimónias, cheio de cerimónias, um senhor das artes, também ele um pouco artista. Gosto, vai mais comigo.

O ensaio lá decorreu…não entrei mais em cena…mas gosto de estar por fora, apreciando o trabalho dos colegas também aprendo. Seguem-se os actores ou “Saltimbancos” para não confundir. Depois as fadas: a fada, a fadinha e…a "fadona", com seus gestos esvoaçantes a mil à hora…“calma fadinhas…16 tempos…isso”. O Marco está imparável…rimo-nos a “bandeiras despregadas”. Depois a cena do cãozinho “au au”... que paródia...“ta legal…não perca isso”…“calma Helena, articula”…um ensinamento a reter por todos. “Não basta decorar o texto, é preciso compreender as intenções”.

E deram as 11, assim sem mais…fomos que amanha há mais.

Bom descanso, mas nada de “dar bota por ai” decorem o texto. Seus malandros.

Ricardo Sales
“Egeu/Filostrato”


Sem comentários: