sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Diário do Encenador

24/01/08

“O Ponto Crítico”

Caríssimo diário, peço-te desculpas por eu não ter dispensado alguns minutos contigo, mas quando cheguei só tive tempo de rever algumas coisas das cenas do espectáculo e pensar no mapa de luz que ainda não está pronto… Enfim… Lá vamos nós…Apesar de já estarmos no dia 25, lembro-me muito bem o que fizemos no ensaio…

Novamente, enquanto esperávamos que o elenco ficasse composto, comecei a passar as músicas para os actores-cantores. Agora, minha principal preocupação com eles é o uso dos gestos e deslocamentos enquanto cantam. Tudo tem de ficar de acordo com as coreografias.

Quanto as outras cenas, sinto que alguns actores chegaram num ponto perigoso que é o de manter o que foi feito até agora, e em cima disso, criar, especializando-se nos movimentos e emoções vividas pela personagem. Cresceram, mas agora, se não cuidarem, podem perder-se pelo caminho. Para evitar isso, o actor deve, durante os ensaios, preparar-se antes de entrar em cena, explorar ao máximo a sua criação, experimentar e o que for bom, e de certeza que ficará bom, mas não deve fazer isso por muito tempo, pois para sentir a plenitude do momento cénico, ele tem obrigação de usar de objectividade no seu trabalho, ou seja, dar à encenação o que ela quer, entregando-se de corpo e alma, sem receios e sem castrantes auto-críticas, apenas ouvir e por em prática.

Na montagem de uma peça, é dado aos actores a história; o contexto; a ambiência pretendida; o percurso das personagens e as relações entre as mesmas; as marcas de acordo com os desenhos das cenas; os figurinos; os adereços; as maquilhagens; etc. Toda essa rica amálgama de elementos são oferecidos aos actores para que façam um excelente trabalho. Portanto, actor não se justifica, trabalha…

O espectáculo, quando estreia, passa a ser do actor. O papel do encenador, a concepção de tudo, acaba nesse instante. O “brilho” fica para quem está em cena.

É, meus queridos actores, como podem sentir, ainda temos muito que ensaiar para ficarmos perfeitos, sim perfeitos! A perfeição deve ser a nossa meta!

… E sem meu chá termino com desejo de vos encontrar no ensaio de logo mais…

Sem comentários: