segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Diário do Encenador

13/01/08

Coisas Afins

Hoje comecei o ensaio com uma aula de corpo com movimento livre, depois trabalhei as personagens e a relação entre elas. Dividi o elenco em três grupos: os apaixonados, os actores e as personagens do mundo das Fadas e Duendes. Através de improvisações apontei os erros de raciocínio, atitudes corporais e relações das personagens de acordo com os perfis psicológicos previamente elaborados. A seguir, depois de um brevíssimo intervalo, começamos a passar a peça do princípio ao fim. Evitei interromper o ensaio, apenas o fiz quando um problema de interpretação mostrava-se grave demais… Estamos a evoluir, mas tudo ainda está muito cru …

O Director Musical fez novos apontamentos sobre as entradas e formas de som e lhe pedi para revisar, suprimir e modificar algumas músicas.

A Coreógrafa não foi ao ensaio, ainda estou à espera de ver o seu trabalho de acordo com o que eu imaginei para o espectáculo.

O ensaio foi extenuante, mas foi um bom ensaio. Fiquei feliz com os progressos.

Agora que as coisas com o elenco estão mais nos eixos, minhas atenções voltaram-se para a Produção. Preocupa-me, pois ainda não vi nenhum figurino pronto, apenas vi alguns esboços que devem ser revistos de acordo com que eu falei no mês passado, e depois devidamente aprovados. Estamos a um mês da estreia, só espero que tenham condições para fazê-lo em tão pouco tempo para um elenco tão grande... Talvez a “Magia Madeirense” faça-se presente… Espero… Quanto ao cenário, parece que finalmente está a ser providenciado, mas tenho de rever algumas coisas técnicas com os “confeccionadores” e com o próprio Teatro… Tenho de voltar a falar com eles sobre a bendita mobilidade do cenário…Pensar…Criar… Modificar…E aceitar, sem escapatória às adaptações, as limitações que se apresentarem…Apenas uma preparação psicológica pessoal…

Fui seduzido, atribuíram-me algumas “funções” extras para além da encenação como a criação do cenário e o cartaz, um está definido a mais de um mês, o outro termino essa semana.

… Sem problema, funções extras, mas eu tenho de deixar de repetir isso na minha vida, é como se levassem três pelo preço de um, já tive progressos na alteração desse padrão, estou melhor, antigamente cheguei a ter o meu nome citado, no programa de um espectáculo, pelo menos umas sete vezes …

O encenador é um artista por excelência que deve pensar, criar, esquematizar, organizar para apenas encenar o fruto de sua imaginação, com regras, conhecimento e acima de tudo muita “paciência limitada” para gerir conflitos e fazer-se de surdo, de vez em quando, com curiosos comentários ansiosamente inadequados que podem surgir durante o processo da criação…

Não sou um encenador histérico que age aos gritos com os actores. Primeiro, porque acho isso pouco educado e animalesco, poucas vezes usei de gritos para me fazer entender, e realmente os evito, porque se começo a gritar, as coisas desandam à minha volta… Engulo num grito surdo para depois desabafar de variadas maneiras…

Amanhã descanso… para o elenco é claro (sim, eu sei que todos trabalham em outras coisas, enfim) … Eu fico por cá, a pensar nos meus queridos actores, no espectáculo, no cartaz, na produção, no sol, no mar, na chuva e no chá…

Sem comentários: