sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Diário do Encenador

10/01/08

Parece, mas nem tudo são flores…

Hoje foi mais um ensaio por escalas. Fiquei particularmente satisfeito, pois a maioria dos actores arriscaram passar as cenas já sem o texto na mão. Começam a vencer as inseguranças … Acrescentei novos elementos como novas inflexões, alterações de estado de ânimo e novas marcas que surgiram inspiradas nas atitudes das personagens.

Também hoje reparei, novamente que um dos actores, também professor voltado para as letras, quando não estava em cena, mostrou-se interessado na maneira como os outros davam as deixas, em particular uma actriz, ele aproximou-se respeitosamente e pediu-me consentimento para intervir… Não era a primeira vez que ele fazia isso… Assenti, entretanto regressei à cena e pedi que a actriz repetisse a fala, então observei-o se ele estava atento e, no momento certo, chamei-lhe a atenção para ouvir a cena… Hmmm… Acho que ele pode ser um bom assistente, mas é melhor não sobrecarregá-lo e deixar as coisas como estão, se as coisas forem pertinentes com a criação, serão aceitas, senão forem pertinentes, serão como se nunca tivessem sido ditas … A novata, mas talentosa actriz, acabou por corrigir-se e ficou óptimo, só espero que ela lembre-se do que fez.

As fadas começam a preocupar-me, sei que é difícil de visualizar / imaginar o espaço do cenário, mas temos de manter a calma. Acredito que assim que elas estiverem a dançar as coreografias e a cantarem como deve ser, hão de melhorar… Senão, terá de ser na … Enfim, logo vejo como conseguir que elas espevitem no meu Baú de Estratégias…

Algumas cenas continuam “travadas”, esforço-me para que os actores tenham a noção que o espaço no palco do teatro será bem diferente do palco dos ensaios e teremos de nos adaptar rapidamente, teremos de ser bem objectivos. Para amenizar as coisas mostro-lhes o desenho do cenário… Isso tem de resultar…

Bem, foi mais um ensaio com seus pontos altos e baixos, na maioria altos e ainda bem, só espero que o próximo ensaio corra tão bem como o de hoje, pois alguns actores irão faltar, a coreógrafa vai para estudar e se possível marcar movimentos, e eu, novamente, terei de adaptar-me… Ai…

O chá, necessito de mais chá… está a saber-me bem…A lua está a entrar no quarto crescente, espero que tudo evolua juntamente com o seu crescimento até o plenilúnio…


Sem comentários: