segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Diário do Encenador

27/01/08

“Delicados momentos”

… Tenho-me descurado de ti, meu querido diário…Perdão, mas as ocupações são muitas, principalmente as mentais…

Passámos a peça toda… Enfim.

Por mim não fazíamos intervalo, mas o elenco necessitou, ou melhor, solicitou que se fizesse um intervalo e a produção deu voz ao pedido. Não costumo concordar, mas cedi, também era necessário tirar medidas dos homens, então “fita métrica neles”. Na verdade, foi necessário um momento com a modista e a figurinista. É claro que futuramente não faremos intervalos e, meus queridos actores, preparem-se, pois essa é a ultima semana de “ensaios em escalas”. Nos próximos, tudo será passado do começo ao fim sem intervalos… Temos de acostumar com o tempo do espectáculo e dar a ele o ritmo certo...

As coisas com a produção estão a caminhar, esta semana vou ver os painéis e outros elementos do cenário que já estão prontos.

Hoje (28/01) foi o dia de supervisionar, junto com a figurinista, os tecidos das roupas dos seres do “Povo das Fadas”.

Estamos quase a conseguir, os actores mais atrasados com o trabalho começam a alcançar os mais adiantados. Tudo tem de estar no mesmo nível, ou seja, devem harmonizar-se na interpretação das personagens.

Alguns ainda “tropeçam” e “atrapalham-se” nas cenas finais, mas nada que não se resolva com os ensaios que temos… Todos devem estar muito seguros, em “alerta máximo” durante todo tempo que durar os ensaios, preparações e adaptações quando estivermos no Teatro, pois, inicialmente, eu não lhes darei tanta atenção como agora. Tenho de observar o espectáculo na sua totalidade, com luz, som, tempos de entradas e saídas, etc… Para além dos actores, tenho de preocupar-me com o pessoal técnico nos bastidores… Ai!...

Ah…A beleza do momento que precede a primeira fala… Mas, silêncio… Calemo-nos, há que guardar silêncio…Os actores estão preparados para representarem os seus papéis… Calemo-nos… Devemos respeitar todo o ritual… Calemo-nos…Porque esta noite, é noite de estreia, e a Função vai começar… Agora mesmo…

Sem comentários: