domingo, 27 de janeiro de 2008

Diário do Encenador

26/01/08

“A trilhar, apesar das pedras, o bom caminho.”

Hoje continuámos o que estava a ser feito ontem. Entretanto chegámos mais cedo, eu, o duende Traquinas e as bailarinas. Trabalhámos com a coreógrafa a música que o duende canta afinando os movimentos. Continuámos até que o elenco estivesse composto. Depois, iniciámos o ensaio da peça exactamente no ponto onde havíamos parado no dia anterior.

Tentei não parar as cenas, pois agora é necessário que façam o ensaio do espectáculo por inteiro, registando o tempo das entradas e saídas com o objectivo de torná-lo mais dinâmico. Entretanto, ainda houve momentos graves que tive de interromper e voltar as cenas... algumas perigosas brancas, desconcentrações e mesmo falta do texto. Mal pude acreditar quando alguns actores, com falas pequenas, voltaram a aparecer em cena com o texto escrito nas mãos. Fiquei possesso. Regressões agora não! Maldita insegurança!

Temos de reduzir os erros, agora não é mais altura para ensaios individualizados das cenas, os actores têm de estar concentrados para entrarem em cena. Fazer, fazer e fazer...

... Todo actor, mesmo com o texto assimilado, deve continuar a lê-lo em casa...

Sem comentários: