quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sinopse da peça

(Imagem daqui)

"O Português que se Correspondeu com Darwin" de Paulo Renato Trincão apresenta como objectivo fundamental a divulgação, não só de alguns conhecimentos científicos característicos das ilhas oceânicas (Açores e Madeira), mas também de algumas teorias científicas que marcaram para sempre as ciências naturais, nomeadamente o Evolucionismo de Charles Darwin.

Essa divulgação faz-se através da encenação de uma época específica da nossa história e com a apresentação de dois quadros distintos que se entrecruzam: Down, onde Darwin, já abatido por algumas das doenças que o afligiam, ainda teorizava e trocava correspondência com muitos eminentes cientistas da sua época, e S. Miguel, nos Açores, onde Francisco de Arruda Furtado, aspirante a cientista, amante das ciências naturais, se correspondeu com Darwin na esperança de aprender mais sobre a evolução das espécies.

É um espectáculo que apresenta uma componente de projecção de imagens das teorias divulgadas e dos locais referidos, assim como de espécies que levaram Darwin a formular a sua revolucionária teoria, assim como a dramatização de algumas das cartas que Darwin e Arruda Furtado trocaram entre si.

Sem comentários: