quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CT apresenta Darwin


Texto introdutório

Nem sempre o teatro (enquanto Arte) e a ciência (enquanto Ciência) andam juntos. Aliás, muitas vezes, e sem qualquer fundamento, julgamos que as pessoas mais ligadas às ciências não têm qualquer apetência pelas artes. Sentimos a necessidade de aliar estes dois universos, que não têm de andar necessariamente de costas voltadas.

Sabendo que o ano de 2009 é comemorado internacionalmente como o Ano de Darwin, e que a 24 de Novembro de 2009 se comemoram 150 anos desde a publicação de A Origem das Espécies, a Contigo Teatro orgulha-se de levar à cena o trabalho O Português que se correspondeu com Darwin de Paulo Renato Trincão, com encenação de Duarte Rodrigues.

Este texto, de natureza didáctica, pretende não só divulgar a obra de Darwin e alguns conhecimentos científicos, mas também dar a conhecer um português, Francisco de Arruda Furtado (curiosamente oriundo também de um arquipélago, o dos Açores) que se correspondeu com o célebre naturalista.

Esta obra não só será, assim pensamos, do interesse de um público mais ligado às ciências, mais concretamente aos professores que leccionam algumas disciplinas específicas no Ensino Básico e Secundário nas escolas da RAM, mas também aos alunos destas áreas.

Uma vez que também fazemos parte de uma ilha, cuja fauna e flora são mundialmente reconhecidas pelas suas especificidades e riqueza, este espectáculo assume ainda maior relevância. Não esqueçamos que a ilha da Madeira foi, na verdade, a ilha mais citada na referida obra de Darwin.

Cumprem-se, assim, alguns dos objectivos fundamentais deste nosso projecto: divulgar conhecimentos científicos, dar a conhecer o português que se correspondeu com Darwin, colocar a Arte ao serviço da Ciência (e vice-versa) e apresentar o espectáculo a um público mais especializado sem que este deixe de ser, igualmente, apreciado pelo público em geral.

É caso para dizer: bem-vindos ao Teatro.

Sem comentários: