quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Breve nota sobre Charles Darwin

(Imagem daqui)

Charles Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, em Mount, próximo de Shrewsbury, no seio de uma família abastada. Em 1825, foi estudar medicina para Edimburgo, tendo desistido dois anos mais tarde, para ingressar no curso de direito na Universidade de Cambridge. Um dos seus professores, o Prof. Henslow, convenceu-o a levar mais a sério o seu interesse pelas Ciências e falou-lhe de um navio, o H.M.S. Beagle, que iria partir para uma viagem à volta do mundo numa missão de investigação.

A viagem do Beagle começou a 27 de Dezembro de 1831. Durante este tempo percorreu toda a costa sul-americana, parou em todas as ilhas das Galápagos, continuando para a Austrália, para Sul de África, percorrendo ainda algumas ilhas atlânticas, voltando a Inglaterra 5 anos mais tarde.

Pouco tempo depois do seu casamento com Emma Wedgwood, a família mudou-se para a aldeia de Down no Sudeste da Inglaterra. Foi aqui que desenvolveu a teoria que o tornaria famoso e que iria revolucionar o pensamento. Darwin permaneceu nesta casa o resto da vida rodeado apenas pela família e alguns amigos mais íntimos, sofrendo de várias doenças que o tornavam cada vez mais frágil e isolado.

Escreveu um livro que resumia a sua teoria, The origin of species (A origem das espécies), publicado a 24 de Novembro de 1859.

Morreu a 1 de Abril de 1882, tendo sido sepultado na Abadia de Westminster — devido à sua popularidade, o governo concedeu-lhe esta honra, ainda que contra a vontade da família.

Sem comentários: