sexta-feira, 5 de setembro de 2008

'Arte Com Vinho Madeira'

“Reservatório de Memórias” por Rita Rodrigues
(Clicar para aumentar)

Desde ontem que decorre no Funchal uma iniciativa de promoção do Vinho Madeira. Integrada no programa da 'Festa do Vinho', pretende difundir a diversidade e qualidade deste produto regional junto de madeirenses e turistas.

A responsabilidade é do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) e, entre outras iniciativas, inclui provas de 'Madeira' num espaço decorado a rigor com peças vitivinícolas e objectos etnográficos da região, bem como um espaço desafio aos artistas regionais intitulado 'Arte Com Vinho Madeira'. Assim, na placa central da Avenida Arriaga, em frente ao Jardim Municipal, mais de uma dezena de reconhecidos artistas madeirenses expõem as suas obras de arte inspiradas em barris de vinho.

Deste elenco, faz parte a artista plástica Rita Rodrigues, amiga e colaboradora da Companhia, com o seu trabalho “Reservatório de Memórias”, que, nas palavras da Autora remonta "à prosperidade económica da Ilha da Madeira quando o vinho era de facto a principal fonte de riqueza da economia madeirense."

"Aqui fica uma PIPA, corpo físico, como símbolo do passado assente numa economia agrícola e próspera. Envolve a pipa um UMBIGO e no seu oposto composicional uma PORTA: a primeira forma reporta-se à ligação umbilical do homem à terra (à vida), e a segunda, à entrada e saída dos homens, nacionais e estrangeiros, que chegaram (e chegam) e partiram (e partem), sempre em torno de uma forma redonda que obriga o retorno ao lugar de origem – à ilha (e à MULHER) que acolhe e abraça a história das gentes e dos lugares", pode se ler na memória descritiva do seu trabalho.

Está em exibição até ao próximo domingo, dia 7 de Setembro.

Sem comentários: