quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Sobre o Autor de "O Despertar da Primavera"

Franklin Wedekind

Biografia:

Benjamin Franklin Wedekind nasceu em Hannover, na Alemanha, a 24 de Julho de 1864. Durante a sua vida destacou-se na arte da escrita, sendo considerado por muitos, como um dos maiores dramaturgos alemães de sempre. Foi Bertold Brecht que disse sobre Wedekind: "Como Tolstoi e Strindberg ele foi um dos grandes educadores da Europa moderna."

Faleceu a 9 de Março de 1918, na cidade de Munique, deixando atrás de si um espólio inigualável.


Cronologia:

1864 - Nasce em Hanover, Alemanha, filho de um médico liberal e politicamente activo que, desgostoso com o falhanço da Revolução de 1848, deixara a Alemanha para se refugiar na América e de uma antiga cantora de ópera alemã que tinha acabado por cantar "vaudeville" em San Francisco.

1872 - A família de Wedekind sai da Alemanha para ir viver para a Suíça, ainda por motivos políticos. Frank Wedekind recebe lições em casa e numa escola pública.

1884 - Wedekind parte para Munique para estudar Direito.

1885 - Toma a decisão de se dedicar principalmente à escrita. Apesar de os seus trabalhos literários desta altura terem várias formas (poemas, peças e histórias), Frank Wedekind já tem ideias definidas em questões de estilo: rejeita todas as formas de naturalismo, apesar de, cada vez mais com os escritores socialistas naturalistas. Trabalha para obter uma independência económica.

1886 - Escreve Arte e Mammon.

1887 - Torna-se secretário do Circo Herzog que acompanha nas suas "tournées" pela Europa. Escreve O Despertar de Elin, peça em verso que nunca chegou a ser representada.

1888 - Morre o pai de Wedekind. Torna-se independente economicamente. Parte para Berlim de onde é expulso devido a questões de nacionalidade.

1889 - Fixa-se em Munique, onde conhece W. W. Rudinoff, um estranho homem cheio de talento que era artista de variedades e pintor. O seu excêntrico estilo de vida leva Wedekind até ao submundo da vida noturna de Munique, introduzindo-o no mundo dos divertimentos populares. Escreve O Mundo Novo.

1890 - Escreve O Despertar da Primavera.

1891 - Publica O Despertar da Primavera. É inviável a representação das suas peças. O naturalismo domina os teatros e Wedekind é decididamente antinaturalista. Parte para Paris onde entra na atmosfera de boémia das Variétés Parisiennes e do Cirque d`Hiver. Dá-se com palhaços, "boxeurs", cantores e refugiados políticos.

1892 - Escreve Fritz Schwigerling.

1894 - Parte para Londres. Torna-se secretário de Willy Gretor, um falsificador de quadros. Volta para Paris onde encontra Lou Salomé, a amiga de Nietzsche, Freud e Rilke, que tinha acabado de publicar As Personagens Femininas de Ibsen, obra feminista que vinha ao encontro das actuais preocupações de Wedekind. Encontra Strindberg e Albert Langen, futuro editor de suas obras.

1895 - Publica O Espírito da Terra, primeira parte da trilogia Lulu. Volta para Berlim, na esperança de ver O Espírito da Terra representado pela Freie Buhne, já célebre pela ousadia das suas encenações de Os Espectros de Ibsen e das primeiras peças de Hauptmann. Estas tentativas falham e volta para Zurique onde ganha a vida fazendo leituras públicas de Ibsen sob o pseudónimo de Cornelius Minehaha.

1896 - Langen funda o jornal Simplicissimus, liberal, satírico e erótico. Wedekind colabora regularmente juntamente com nomes como os de Knut Hamsun, Heinrich e Thomas Mann, Rilke, Hoffmansthal e Arthur Schnitzler. Tem uma aventura sentimental com Frida Strindberg, acabada de se divorciar e de quem tem um filho - Friedrich Strindberg.

1897 - É representado O Espírito da Terra em Leipsig pelo Ibsen Theater de Karl Heine. Wedekind estreou-se como actor representando o papel do doutor Schön com Leonie Taliansky em Lulu; a tensão nervosa das representações faz com que adoeça e impede-o de continuar com a companhia durante a "tournée" pelo norte da Alemanha.

1898 - J. G. Stollberg, director da Munichschauspielhaus oferece a Wedekind o lugar de dramaturgo residente e de actor. Wedekind, perseguido pela polícia por causa de um poema satírico publicado no Simplicissimus foge para Zurique. Trabalha aí na sua nova peça, O Marquês de Keith.

1899 - Volta a Leipzig onde comparece perante um tribunal por causa do poema publicado é condenado a sete meses de prisão. A pena foi comutada depois de seis meses, durante os quais escreve o romance Minehaha. Regressa a Munique.

1901 - Trabalha no Elf Scharfrichter, pequeno cabaré, como começam surgir nas grandes cidades alemãs. Toca guitarra e canta canções que ele próprio compõe com um estilo que iria caracterizar todo o "cabaré alemão" (voz áspera, um pouco monótona e pouco treinada, segundo Brecht). É representado em Berlim O Marquês de Keith encenado por Martin Zickel. Escreve O Rei Nicolau.

1902 - O Marquês de Keith é representado sem qualquer êxito pela Academisch Dramatisch Verein de Munique e Wedekind representa o papel de Marquês; é apoiado pela crítica de Vanguarda. Max Reinardt apresenta O Espírito da Terra no seu Kleines Theater com Gertrud Eysoldt no papel de Lulu. O Rei Nicolau é representado também pela Academisch Dramatisch Verein de Munique, numa encenação de Georg Stollberg.

1903-1904 - Há várias peças de Wedekind em cena. Ele começa a aprender a representar, a dançar e a maquilhar.

1904 - Escreve Hidalla e A Caixa de Pandora, segunda peça da trilogia Lulu.

1905 - O Intimes Theater de Nuremberga apresenta um ciclo Wedekind, com o tenor, Hidalla e Lulu (na sua forma original em cinco actos); Wedekind representa os principais papéis. Hidalla é representado em Estugarda. A Caixa de Pandora, segunda peça da trilogia Lulu é estreada em Viena com Tilly Newes em Lulu e Wedekind em Jack, o Estripador. Tilly e Wedekind partem para Berlim onde representam os papéis principais de Hidalla e O Marquês de Keith. Hidalla é representado pelo Schauspielhaus de Munique, numa encenação de Georg Stollberg com Wedekind no papel de Hetmann. Escreve A Morte e o Demónio, epílogo da trilogia Lulu.

1906 - Wedekind e Tilly casam-se. Max Reinhardt contrata-o como actor. É levada a tribunal a publicação da peça A Caixa de Pandora que acaba por ser proibida. Max Reinhardt que tencionava apresentar a peça com wedekind no papel de Schigolch, encena O Despertar da Primavera com Wedekind no papel do Senhor Disfarçado. São dadas trezentas e vinte e uma representações da peça. A Morte e o Demónio é representado pelo Intimes Theater de Nuremberga, numa encenação de Emil Messthaler, com Tilly Wedekind em Lisiska e Wedekind em Casti-Piani. Escreve Música.

1907 - Escreve Censura.

1908 - Música é representada pelo Intimes Theater de Nuremberga com Wedekind no papel do Doutor Reisner. O Mundo Novo é representado em Munique. Escreve Oaha, a Sátira da Sátira, peça que nunca chegou a ser representada.

1909 - Censura é representada em Munique pela Schauspielhaus com Wedekind em Buridan e Tilly em Kadidja. Escreve A Pedra Filosofal.

1910 - Fritz Schwigerling é representado em Kassel com Wedekind no protagonista. Escreve O Castelo Wetterstein.

1911 - A Pedra Filosofal é representada pela Kleine Buhne de Viena, com Wedekind em Basílio e Tilly em Leonard, Kunz, Lamia e Gwendolin. Escreve Francisca.

1912 - Francisca é representada pelo Lustspielhaus de Munique numa encenação de Eugen Robert, com Wedekind em Kuns e Tilly em Francisca.

1913 - Escreve Sansão, ou Vergonha e Ciúme, poema dramático.

1914 - Sansão é representado pelo Lessingtheater de Berlim numa encenação de Barnowsky com Friedrich Kavssler em Sansão e Tilla Durieux em Dalila.

1915 - Escreve Bismarck.

1916 - É representado Arte e Mammon pelo Kammerspiele de Munique, encenado por Erich Ziegal.

1917 - O Castelo de Wetterstein é representado pelo Pfauentheater de Zurique numa encenação de Alfred Reucker em Effie. Escreve Hércules.

1918 - Morre.

1919 - Hércules é representado em Munique numa encenação de Albert Steinrick que também interpreta o papel principal.


Obras adaptadas para o cinema:

O Espírito da Terra - 1922, O Despertar da Primavera - 1929, A Caixa de Pandora - 1929. E Lulu inspirou Alban Berg a compor uma ópera, que não chegou a terminar, entre 1928 e 1935.

Sem comentários: