quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Concurso de Artes Plásticas


(Re)EnCONTrO com António Aragão

Apresentação

A Associação Companhia Contigo Teatro tem como fins específicos a realização e produção de espectáculos de teatro nas suas diferentes formas e visões. Os seus espectáculos destinam-se a todo o tipo de público, com especial destaque para a camada adolescente, apresentando textos cujas temáticas sejam de natural interesse, actual e assertivo, promovendo o debate e a discussão das mesmas.

(Re)Encontro com António Aragão
Contigo Teatro e o Projecto Regional de Leitura

Com os objectivos gerais de incutir nos jovens o gosto pela leitura, habilitar os alunos a assimilar e a interpretar crítica e criativamente obras literárias, contribuir para a dinâmica e enriquecimento cultural dos jovens, proporcionando-lhes espectáculos teatrais diversificados e estabelecer parcerias com agentes culturais, de forma a divulgar e enriquecer o trabalho da Associação, assim como de proporcionar formação e outras experiências na área das expressões, a Companhia Contigo Teatro desenvolve o projecto Contigo Teatro e o Plano Regional de Leitura, com o apoio da Secretaria Regional da Educação e Cultura e da DRAC, assim como de outros parceiros sociais.

No âmbito deste projecto, já está em preparação, desde Junho deste ano, o (Re)Encontro com António Aragão com vista a abordar a obra deste autor madeirense. Dentro da programação das diferentes actividades realizaremos este Concurso de Artes Plásticas.

Recomendamos aos educadores e aos professores que desenvolvam a unidade de trabalho tendo em conta os interesses dos alunos, partindo da interpretação de algumas frases da obra Desastre Nu de António Aragão, interpretando criticamente as frases escolhidas, de modo a que a obra deste artista seja uma plataforma para diálogo e questionamento sobre aspectos contextuais, temáticos e formais. Por exemplo:

- ‘Sim. Venho de muito longe. De tão longe que quase perdi a noção do tempo. Isto é, do passado e também do presente. Apenas dou pelo futuro. Por isso ando. Continuo andando.’ Penélope; Desastre Nu.

Sem comentários: